Secretaria de Educação inicia programa para combater a evasão escolar

Com o objetivo de combater a evasão escolar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação Básica e Cultura, iniciou a Busca Ativa Escolar, programa desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que dispõe de uma plataforma gratuita para auxiliar o município a identificar quem são os alunos que estão fora da sala de aula e quais os motivos.

Por meio da Busca Ativa Escolar, o município terá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte – dentro de uma mesma plataforma.

Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.