Na manhã desta quinta-feira, 23, o prefeito Antônio Henrique visitou o Museu do Cinema, que fica localizado na sede da prefeitura de Ceará-Mirim, onde reafirmou seu compromisso em apoiar o projeto de resgate da história do cinema.

Na manhã desta quinta-feira, 23, o prefeito Antônio Henrique visitou o Museu do Cinema, onde reafirmou seu compromisso em apoiar o projeto de resgate da história do cinema. Durante a visita, o prefeito destacou a importância do museu como um espaço cultural que valoriza a sétima arte e preserva a memória cinematográfica. Ele também conversou com o responsável pelo museu, Waldeck Moura, sobre futuras iniciativas e parcerias que podem fortalecer ainda mais esse importante projeto. O apoio do governo municipal é fundamental para garantir que a história do cinema continue sendo contada e apreciada pelas futuras gerações.

Há mais de 40 anos Waldeck Moura se dedica a pesquisar, resgatar e restaurar o maquinário histórico de cinema. “Eu senti a necessidade da preservação. Vi muitas máquinas incríveis serem mandadas ao ferro-velho para desmanchar e vender. Aquilo pra mim era uma aberração e eu sofria só de saber. Então decidi que precisava conservar essa história de alguma forma”, explica. De 2010 em diante ele passou a organizar seu material para expor. O acervo atualmente tem peças, além de cartazes antigos de filmes.

O QUE É O PROJETO?

Trata-se de uma exposição sobre a história do cinema, contada através de peças originais, todas funcionando perfeitamente e devidamente identificadas com nome, origem, fabricante e ano de fabricação da coleção particular de Waldeck Araújo de Moura: de Lumiére e seu cinematógrafo, às primeiras películas em preto-e-branco em 16mm, às películas em 35mm, até o cinema virtual de nossos dias com sua tecnologia sofisticada em digital. Paralelamente, filmes que marcaram época são exibidos para os visitantes, as primeiras imagens em movimento (França), os filmes mudos, o primeiro filme sonoro, o primeiro filme colorido etc.; obras clássicas representadas de determinados momentos do cinema, tais quais: OS INCOMPREENDIDOS (França, Truffaut), TEMPOS MODERNOS (Inglaterra, Chaplin), A DOCE VIDA (Itália, Fellini); O ENCOURAÇADO POTENKINE (Rússia, Einsenstein), CASABLANCA (Estados Unidos), DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (Brasil, Glauber Rocha) e muito mais.

Da coleção particular, o projeto apresenta em exposição, equipamentos e maquinárias de cinema e vídeo, como câmeras filmadoras, projetores, gravadores de som, estojos de transporte de películas, entre outros itens atualmente obsoletos de laboratórios e estúdios de som da produção cinematográfica e televisiva brasileira. No espaço da exposição os visitantes acompanham o ambiente com músicas de clássicos do cinema e, eventualmente, em ocasiões especiais, haverá atores caracterizados de grandes personagens do cinema mundial. Exemplos: Carlitos, Super Homem, Jason (Sexta-feira 13), heróis de faroeste, Homem Aranha e muito mais. Com esta iniciativa o cineasta e produtor Waldeck Araújo de Moura, busca a preservação e valorização do patrimônio cultural que contribuiu decisivamente para a cultura cinematográfica do Brasil. Este projeto tem a capacidade de mostrar a evolução cinematográfica.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM / RN
SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação Social
Site Oficial: www.cearamirim.rn.gov.br
Instagram: @prefeituracearamirim
Facebook: @PrefeituradeCeará-Mirim

Pular para o conteúdo