Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio e a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria de Saúde, fez ação para conscientizar sobre o assunto. A iniciativa, que contou com a equipe do CAPS e demais setores da administração municipal, para concretização das ações desenvolvidos neste ato.
“O Setembro Amarelo é um mês importantíssimo para falarmos sobre a valorização da vida. A pandemia trouxe reflexos severos para a saúde mental da população em geral. Falar sobre isso, divulgar serviços onde as pessoas possam buscar ajuda, onde possam se sentir acolhidas, é fundamental para prevenirmos situações graves”, disse a coordenadora Michele, da secretaria de saúde.
De acordo com a Secretária de Saúde, Claúdia Roberta, a ação teve o intuito de conscientizar as pessoas sobre o tema suicídio, alertando sobre a necessidade de identificar os sinais de alerta em pessoas próximas. Para ela, oferecer apoio e incentivar a busca por ajuda profissional são maneiras de estender a mão.
“A depressão e outros transtornos são a principal causa de suicídio e embora muito frequentes, ainda constituem temas permeados de estigmas, seja pela falta de informação ou pela descrença sobre a importância do seu tratamento. É preciso desmistificar isso. Demonstrar apoio é o primeiro passo para ajudar, mas também devemos lembrar que a ajuda profissional especializada é o caminho que verdadeiramente auxilia”, destaca ainda a coordenadora Michele, que também acompanhou a iniciativa.

Em Ceará-Mirim, o trabalho não para!

——————
PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM / RN
SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação Social
Site Oficial: www.cearamirim.rn.gov.br
Instagram: @prefeituracearamirim
Facebook: @PrefeituradeCeará-Mirim