Parque Municipal Boca da Mata foi pauta de reunião entre Prefeitura de Ceará-Mirim e IFRN.

A efetivação de ações no Parque esteve em discussão na Reitoria do IFRN no bairro Tirol/Natal, sobre a continuidade de ações no tocante à preservação ambiental da sua área.

Durante o encontro, que contou com a participação do vice-prefeito Marcílio Dantas e do reitor da instituição, professor José Arnóbio, o professor Eriberto Moreira, consultor das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação Básica, ressaltou a importância do Parque e frisou o interesse da atual gestão em dar prosseguimento as ações e buscar possibilidades de cooperação técnica junto a órgãos estaduais, de modo a garantir sua preservação e evitar invasões, incluindo o suporte da educação ambiental em parceria com o IFRN.

O vice-prefeito Marcílio Dantas destacou que o meio ambiente é umas das prioridades da gestão, já bem citada por diversas vezes pelo prefeito Júlio César. “Esse momento é muito importante, devemos colocar como prioridade a delimitação da área de aproximadamente 140 hectares e sinalizar, para preservação da área e a sua exploração de maneira correta através da efetivação do projeto. Buscando viabilizar esse empreendimento que é um sonho. O entendimento com o prefeito Júlio é exatamente para que isso aconteça”, conclui.

O reitor José Arnóbio de Araújo disse que a pauta levantada extrapola o Campus Ceará-Mirim, tamanha a importância da reserva ambiental, para o RN. “Firmando um convênio, com a construção de um termo será possível caminhar com as ações”, disse.

Na ocasião o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joedson César e parte da equipe da pasta apresentou as ações de prevenção do Parque, como o combate as queimadas, bem como, a constante limpeza e manutenção, além do plantio de mais de 3.800 mudas.

Também acompanharam a reunião a Secretária Municipal de Educação Básica, Margareth Pereira, técnicos e auxiliares da administração municipal e professores do IFRN, que juntos oficializaram o Protocolo de Intenções com as propostas discutidas.