Segunda dose não garante imunização imediata; cuidados devem ser mantidos

Mesmo com o avanço da vacinação e imunização de grupos prioritários, a população deve manter os cuidados e continuar utilizando máscaras e álcool 70%, além de evitar aglomerações. mas a pergunta que surge é: se a vacina é eficaz, por que a prevenção deve ser mantida?

Para a Dra. Edna Palhares, médica infectologista do Hospital Percílio Alves, a resposta é simples. “Após a segunda dose, a resposta imunológica está no seu auge no décimo quarto dia. Mesmo com as duas doses da vacina, as pessoas têm que manter os cuidados, usar máscara até que pelo menos 50% da população seja vacinada”.

A infectologista disse ainda que mesmo após a vacinação, pode haver infecção com Covid, mas há redução na gravidade.

Para a médica, o momento não é de relaxamento nos cuidados nem de promover concentração de pessoas. “As aglomerações favorecem o desenvolvimento de variantes (mutações) devido ao contato entre infectados”, alertou Edna.

Cuidados essenciais

Combater o coronavírus é preciso. Por isso, ainda é necessária a utilização de máscara, lavar as mãos com água e sabão prioritariamente, ou utilizar álcool 70%. Também é preciso evitar concentração de pessoas em espaços reduzidos ou grandes aglomerações.

Outros cuidados são manter uma distância segura de qualquer pessoas que estiver tossindo ou espirrando e evitar tocar olhos, nariz e boca.

Acesse nossas redes.

Saiba mais informações em:

Instagram: https://www.instagram.com/prefeituracearamirim/

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraCearaMirim