Prefeitura investe em segurança e realiza a instalação de iluminação LED em Ceará-Mirim

A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), iniciou a instalação das primeiras lâmpadas de led na cidade.

A modernização está ocorrendo nas principais vias públicas da sede e em comunidades com a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de led. O novo dispositivo, além de oferecer um ambiente mais bem iluminado, proporciona ainda mais segurança à população. Essa ação reduz o consumo de energia na iluminação pública e gera uma economia maior e posteriormente o reinvestimento no próprio setor.

A relação custo benefício do led é maior que as lâmpadas existentes no município. Seria preciso substituir a lâmpada comum 6 vezes para se igualar à vida útil de uma lâmpada led.

A equipe do Setor de Iluminação Pública já concluiu a substituição das lâmpadas convencionais por led nos conjuntos Maninho Barreto, Nova Ceará-Mirim, Camurupim, em parte dos bairros Planalto e Santa Águeda, e foi iniciado nos conjuntos Santa Paula e Barretão.

Já nas praças Barão de Ceará-Mirim, Monsenhor Celso Ciclo, Largo Frei Damião, Praça da Bíblia, Praça de Vagos, Parque da Cidade (Cohab) e em parte da Av. Principal, as luminárias com lâmpadas comuns foram substituídas pelas eficientes, modernas e econômicas luminárias de led, que são ideais para iluminação pública, pois proporcionam maior eficiência energética comparadas às lâmpadas vapor de sódio e vapor metálico.

De acordo com o secretário Carlos Ramalho, a SEMSUR segue rotina contínua executando as manutenções e novas instalações de ponto de luz em diversos pontos da cidade, inclusive aos fins de semana.

Além da supervisão dos serviços e vistorias técnicas, também são realizadas as vistorias noturnas, com o objetivo de identificar aqueles locais que necessitam da reposição de lâmpadas. “Estamos buscando manter a iluminação pública municipal em total funcionamento”, acrescentou.

O prefeito Júlio César, afirmou que a substituição das lâmpadas convencionais por led está deixando as ruas e praças da cidade ainda mais bonitas. “Estou muito satisfeito com o resultado. Esse serviço é muito importante para o município, pois além de deixar nossa cidade mais bonita, gera qualidade de vida aos moradores, mais segurança e naturalmente o impacto é a redução do consumo de energia, o que reflete diretamente nos cofres públicos. Um grande passo para Ceará-Mirim se tornar um município sustentável”, finaliza.