Mensagem Anual do prefeito Júlio César abre Legislatura 2022 da Câmara Municipal de Ceará-Mirim

Na abertura dos trabalhos legislativos para 2022, marcada pela leitura da mensagem anual do Executivo, o prefeito Júlio César Câmara prestou contas das ações e anunciou o plano de metas para o município. A sessão especial com a instalação dos trabalhos foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Kaio Carneiro e transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara.

Em quase duas horas de discurso no plenário da Câmara, o prefeito ressaltou o esforço da sua administração para garantir conquistas e avanços em serviços, obras, equipamentos para saúde, educação, benefícios e recursos que refletem diretamente na qualidade de vida da população. Ele reforçou que desde o início do mandato mantem o compromisso e disposição para trabalhar pelo povo de Ceará-Mirim, buscando melhorar ainda mais a administração municipal, estabelecendo o diálogo necessário com os vereadores.

Antes de iniciar o balanço administrativo que perpassou todas as áreas, o prefeito mencionou as dificuldades geradas pela pandemia mundial, no entanto, a Gestão Municipal conseguiu quitar os débitos com fornecedores, e manter o pagamento da folha em dia, efetuando-o forma antecipada: “Ao nosso servidor, o compromisso de renovar a nossa responsabilidade, buscando cada vez mais motivá-lo, valorizá-lo, e envolver todos nesse novo momento, de trabalhar e transformar a cidade em mudanças constantes, tão cobradas pela população”, ressalta.

O município conseguiu estabelecer o equilíbrio das finanças municipais que possibilitou a aplicação do limite mínimo constitucional com Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde (mínimo de 15%), sendo aplicado 21,35% e Despesa com manutenção e Desenvolvimento do Ensino (aplicar mínimo de 25%), sendo 25,06%, numa missão da Secretaria Municipal de Planejamento e finanças que elaborou, aperfeiçoou e atualizou a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e, junto com o vice-prefeito, Marcílio Dantas, construiu as propostas do Plano Plurianual 2023-2025.

Na mensagem entregue aos parlamentares estão destacadas as muitas ações já realizadas durante esse período, como a retomada de diversas obras das áreas da educação, saúde, serviços urbanos e infraestrutura dentre outras. “Levamos água para comunidades distantes do centro da cidade, assinamos convênios de suma importância para qualificação e geração de emprego para a população cearamirinense”, lembra o prefeito, pontuando as principais ações e realizações por secretaria.

Na pasta da infraestrutura, Júlio citou obras importantes como as construções das escolas Municipais de Matas (concluída) e Muriú (em execução); o Calçadão de Muriú (em execução); Centro de Convivência em Muriú (em execução) e Praça da Bíblia, além do maior número de ruas pavimentas em uma única gestão, mais de 120 vias até o momento. Nessa área, para o próximo ano devem ser contempladas mais 80 ruas, as construções do galpão industrial, UBS do Bairro São Geraldo, Centro de Velório e Camelódromo, bem como, praças e mirantes.

A gestão criou duas importantes pastas administrativas as Secretarias Municipais da Mulher, Minorias e Igualdade Social, permitindo a presença constante de ações nas comunidades indígena e quilombola; e de Cultura, que trabalha a valorização de artistas, arte e cultura local.

Quanto a Educação Básica, das 53 escolas do município sem condição estrutural de receber os alunos, foram reformas 16, algumas praticamente reconstruídas,como é o caso das Escolas Municipais Augusto Xavier de Góis (Muriú) e Virgílio Luiz (Matas), e estão sendo planejadas a reforma de mais 15 para este ano. A Secretaria também comprou 30 ônibus e está criando a frota própria de transporte escolar do município.

O Ano de 2021 foi um ano desafiador devido a pandemia e a vacinação contra covid-19, porém a Secretaria Municipal de Saúde, em especifico a Atenção Primaria à Saúde realizou as ações conforme o calendário nacional de saúde se adequando as medidas protetivas contra a covid-19 e realizadas várias ações, facilitando o acesso do cidadão a vacina possibilitando que 54.967 pessoas fossem vacinadas com a primeira dose, 39.528, fossem totalmente vacinadas e que 3.184, pessoas recebessem a dose reforço, segundo dados do sistema RN mais vacina em novembro de 2021.

Hospital Dr. Percílio Alves realiza centenas de partos humanizados mensalmente, as mães são de Ceará-Mirim e de mais 25 municípios.