Prefeitura de Ceará-Mirim prepara área de reflorestamento do Parque Municipal Boca da Mata

A Prefeitura de Ceará-Mirim iniciou nesta quarta-feira (05) a primeira etapa do reflorestamento do Parque Municipal Boca da Mata, localizado às margens da BR 406, com a preparação do solo (pré-plantio). O espaço irá receber 46 espécies de mudas a serem distribuídas em 70 hectares de extensão de área Mata Atlântica.

A ação está sendo realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Grupo Neoenérgia e a empresa Mudas da Caatinga, conforme  planejamento que inclui aceiros e acessos, construção de cerca, calagem, incorporação de calcário, coveamento, adubação de base e aquisição de mudas,  devendo ser feitos até o final do segundo trimestre deste ano.

A Secretaria ainda informou que o cronograma de atividades continua no segundo semestre com a distribuição de mudas, plantio e irrigação.  A manutenção e o monitoramento seguirão para o terceiro e quatro trimestre com replantio, roçada mecanizada, adubação de cobertura, coroamento, roçada manual e manutenção de aceiros e acessos, tudo com monitoramento.

Algumas das espécies indicadas para o plantio são:  angico branco, angelim, angelim-rasteiro, vogel, garapá, pereiro,
Peroba, pitombeira, genipapo-bravo, pajeú e café bravo, dentre outras apropriadas e adaptadas para a condição de umidade do solo.

O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara enfatiza a importância ambiental do parque para o município e o Rio Grande do Norte, como local ideal para trilhas e atividades de educação ambiental.  “Em 2020, o parque sofreu muitos prejuízos com as queimadas, por isso o reflorestamento se faz necessário”, enfatiza o prefeito, reforçando a conscientização no tocante aos cuidados e a preservação.