Parceria entre Prefeitura de Ceará-Mirim e Banco do Nordeste deve auxiliar ações no campo

Na manhã desta segunda-feira (20), a Prefeitura de Ceará-Mirim promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento junto ao Comitê Gestor (dentro do Plano de Ações Territorial do Mato Grande 2), uma reunião na sede do Centro Administrativo, de modo a buscar mais alternativas que contribuam com as atividades rurais e o desenvolvimento agrícola traçando planos e projetos para 2022.

O conjunto de normas e critérios que orientam e integram as ações em seus territórios de atuação, propostas dentro do Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter, foram apresentadas pelo representante do Banco do Nordeste, gerente de desenvolvimento territorial, Flávio César, dentre as quais: promover financiamento integrado e orientado das atividades produtivas, fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas, melhorar as condições de vida da população regional.

O encontro aconteceu para tratar sobre a possibilidade de viabilizar a compra coletiva de insumos com foco nas culturas de banana, côco e caju, produtos cultivados nos assentamentos e comunidades rurais do município, pela agricultura familiar, produção em pequenos lotes de terra, com uma maior variedade produtiva onde a própria família administra e é responsável pela produção e venda dos produtos.

De acordo com o secretário de Agricultura, Randinho, a reunião faz parte de uma série de novas ações que serão implementadas para auxiliar as atividades do homem do campo, além do corte de terra, limpeza dos rios e distribuição de sementes que já estão acontecendo. “A agricultura do nosso município está vivendo um momento de ascensão, de união, valorização, capacitação, parcerias e sustentabilidade para dar vazão aos nossos produtos, tudo possibilitado graças à sensibilidade e poder de gestão do nosso prefeito Júlio César”, frisou o secretário.

Randinho também destacou que o município viabiliza a compra coletiva de insumos agrícolas, hortifrutigranjeiro, e compra direta, junto aos empresários do setor de alimentos.

Também acompanharam a reunião, o secretário municipal de Articulação Política, Luciano Morais, secretário Adjunto do meio Ambiente, André Ribeiro, auxiliares e técnicos da Secretaria de Agricultura, representantes da Emater, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Hospital Dr. Percílio Alves realiza centenas de partos humanizados mensalmente, as mães são de Ceará-Mirim e de mais 25 municípios.