Ceará-Mirim – Pais receberão do hospital a Declaração de Nascido

A certidão de nascimento é um documento indispensável para o reconhecimento do bebê como cidadão, a partir de agora quem nascer no município de Ceará-Mirim têm a opção de sair do Hospital Dr. Percílio Alves com o registro em mãos.
O documento é oferecido gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o 2° Ofício de Notas, no Hospital Municipal Dr Percílio Alves, que em tese, facilita o registro do recém-nascido poucas horas após o seu nascimento e evita o sub registro.
Na ocasião participam deste processo a tabeliã, Liane de Albuquerque e escrevente, Emanuel Cleber, ambos do 2° Ofício de Notas, que orientam o seguinte: Em todas as situações, os pais devem levar os documentos pessoais com foto, como RG ou carteira profissional, e a certidão de casamento, quando os pais forem casados. Em caso de pais solteiros, quem acompanha o ato do registro é o pai.
Nesta segunda-feira (31), Theu Araújo, filho do casal Mahihara Silvany e Alisson Araújo foi o primeiro recém-nascido a receber o registro, logo após o seu nascimento na própria Unidade Hospitalar que concede o registro nas segundas, quartas e sextas, no entanto, quem nascer nas terças e quintas, podem retornar ao hospital para obterem a certidão de nascimento.
O registro garante à criança o direito a uma identidade. Com o registro civil de nascimento, é possível matricular a criança na escola, aderir a programas sociais, trabalhar com a carteira assinada, casar-se e votar.