Arraiá Seguro

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

02/06/2017

Obras do abatedouro de Ceará-Mirim estão sendo retomadas nesta terça 16 de maio

Depois de várias interrupções e de um longo período de tempo parada, a obra do abatedouro público de Ceará-Mirim, foi reiniciada nesta terça-feira (16), no distrito de Gameleira, zona rural do município. A notícia foi confirmada ao prefeito Marconi Barretto, pela diretora geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/RN, Cátia Lopes, nesta segunda-feira (15), por ocasião de uma visita técnica ao local. De acordo com o histórico da obra, a paralisação se deu por alguns motivos, que vão desde a falta de recursos, até o bloqueio do repasse por parte da Caixa (agente financeira), por alegação de que a empresa estava construindo o matadouro fora do padrão do projeto. Diante da situação, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - Idiarn, precisou intervir, fazendo correções e readequações, para que a obra pudesse ser retomada.

Nessa nova etapa da construção, a Emater definiu um prazo de 90 dias para conclusão da obra e funcionamento do equipamento, que está sendo erguido em um terreno doado pelo atual prefeito do município, Marconi Barretto, com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Recebemos a notícia com muita satisfação, principalmente pela importância sanitária que o abatedouro representa para o município, esperamos que ao final desses três meses, o mesmo esteja em pleno funcionamento, oferecendo carne de boa qualidade para consumo da nossa população”, ressaltou o prefeito Marconi Barretto.

Quando o matadouro estiver funcionando, terá capacidade para abater 100 bovinos/dia, além de animais de pequeno porte (ovinos, caprinos e suínos), servindo de suporte para Região da Grande Natal.

Também participaram da visita, o diretor administrativo financeiro da Emater, Péricles Rocha, representantes da empresa vencedora da licitação “Construtora RLSantos” e os secretários municipais de Agricultura - Francisco Flávio, Gabinete - Igor Marinho e Infraestrutura - Marlon de Sá Fernandes.